segunda-feira, 5 de abril de 2010

Finalmente a imprensa brasileira se assume como partido


Obama disse logo no começo do seu mandato daria à Fox o tratamento dado à oposição. O motivo de tratamento diferencial à emissora de Rupert Mundoch é que a Fox é uma extensão do Partido Republicano, e deve ser tratado como tal.

Aqui, Lula celebra eleição com entrevista exclusiva ao casal Bonner.

O PIG fez oposição ao governo Lula nos dois mandatos. Tomou partido nas eleições 2002 e 2006, como demontrou Kjeld Jacobson no artigo A cobertura da mídia impressa aos candidatos nas eleições presidenciais de 2006, no livro A mídia nas Eleições 2006. E não podemos esperar outra coisa nas eleições 2010.

Jacobson não analisou o comportamento da revista Carta Capital em sua pesquisa. Motivo: foi a única revista de circulação nacional que deixou explícito em seus editoriais que era favorável ao petista. Isso não é nenhum mérito, é honestidade com o leitor. Demérito é vender imparcialidade tendo lado claro, isso é desonestidade. Mas, compra quem quer.

A novidade nas eleições deste ano é que Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional dos Jornais - em outras palavras, o Comitê Central do PIG - declarou-se oposição ao governo federal. Embora isso não clareia muita coisa porque ela falou como diretora da ANJ e não como executiva da Folha de São Paulo. Ou seja, os jornais do PIG vão continuar posando de imparciais mesmo fazendo campanha para os tucanos.

Qual será o papel do PIG nas eleições 2010? Marcos Coimbra, pesidente do Vox Populi, se perguntou isto na eleição passada (A mídia teve algum papel nas eleições 2006? ). Pela sua análise, todo o trabalho do PIG rendeu 7% dos votos nacionais para Alckmin. Esse é o destino dos canditatos da direita, ficarem na casa dos 30%, é o tamanho da UDN.

2 comentários:

  1. Matus,

    Estou acompanhando seu Blog e vou repassar para amigos e familiares.

    Lúcido o referido artigo!

    A dualidade esquerda X direita persiste, contribuições como a sua são para elucidar nossa mentes e corações!

    Avante companheiro!

    ResponderExcluir
  2. Ontem, passou na Band uma entrevista bem longa com o Lula. Os jornalistas eram: Boris Casói, Mitre, Joelmir Betting, Datena e mais um, cujo nome não me lembro. Deve ter alguma coisa no site da emissora.

    ResponderExcluir