quarta-feira, 7 de abril de 2010

Chuva + más gestões = inundações


Infelizmente, fiquei sem rede ontem, dia da enchente. Hoje, leio as informações dos portais e as opiniões dos blogueiros. Continuo com o mesmo pensamento que já expressei em postagem anterior: o problema é menos o temporal que a péssima administração do espaço urbano, marca das seguidas prefeituras cariocas.

Se a população em geral tem o péssimo hábito de jogar lixo nas ruas, quem tem a obrigação de ensinar o contrário e fiscalizar que se cumpra são os órgãos públicos.

Não vejo campanhas ou fiscalização sobre a questão do lixo nas ruas. Por um lado, educação - outdoors, vídeos, anúncio nos jornais etc. - sobre a relação cidadania, lixo nas ruas e enchentes. Por outro lado, não vejo uma ação que coíba a propaganda por filipetas, por exemplo. Esses pedacinhos de papel que servem para divulgar festas, espetáculos, agiotas, prostíbulos, etc. são distribuídos abertamente pelas ruas e vão parar no chão a menos de três passos de quem está distribuindo.

Outra prática corriqueira e que é de fácil fiscalização é o sujeito que joga lixo da janela dos veículos. O código de trânsito já arbitra sobre o assunto, é questão de fiscalização. É como o cinto de segurança, foi preciso muita multa para que 'a lei pegasse'. É como a questão do álcool no trânsito, os números têm melhorado por causa das fiscalizações.

Para completar o desastre, soma-se a isso as ocupações irregulares, as galerias que não dão vazão, a falta de momitoramento das encostas e as ligações irregulares de esgoto, ou seja, problemas políticoadministrativos.

Dentre esses, as ocupações irregulares são o que dá mais assunto. Esse tipo de desastre vitimiza principalmente os mais pobres, que moram irregularmente em áreas de risco. Neste caso, vale o conhecimento popular, é melhor prevenir do que remediar. Mas o poder público parece preferir remediar: muito se fala em remoção de pessoas de áreas de risco e quase não se fala em política de habitação. Terei oportunidade de retornar a este tema em outra ocasião.

No mais, quem fez uma boa análise dos problemas que vivemos no Rio e Grande Rio no início da semana foi Brizola Neto, no Tijolaço. Com destaque para as postagens Chuva e concessionárias fazem dia terrível no Rio e A nota zero de Paes não inclui a Prefeitura?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário