segunda-feira, 15 de março de 2010

Rio de água e breu

As chuvas torrenciais que caem sobre as Cidade Maravilhosa são coisa antiga. É da natureza, concorrem pra isso vários fatores. Mas não podemos colocar na conta da Natureza as inundações e a falta de luz que vêm sempre a reboque das chuvas.

É incompetência e desleixo das autoridas. Não é uma questão natural, a questão é humana, demasidamente humana.

As autoridades jogam a culpa em nós, cidadãos. Não estão de todo errado. Nós votamos neles, primeiro motivo. Nós não reividicamos nossos direitos, segundo motivo.

Há causas ligadas à História e à Geografia da cidade que explicam os algamentos.

Recentemente o secretário municipal de conservação, Carlos Roberto Osório, disse que a culpa das ruas transbordarem quando chove é da população que joga lixo nas ruas. Bem, não está certo jogar lixo nas ruas, é uma questão de educação e educação é questão de governo, das autoridades.

Penso não ser justo colocar na conta do atual alcaide as enchentes, afinal o problema vem de muito tempo. Mas vejo muita repressão ao trabalho informal e poucas medidas que visem prevenir as enchentes que acometem nossa cidade. Cadê um plano pra desentupir os bueiros? Onde está uma estratégia para melhor o recolhimento do lixo? Cadê as campanhas educativas para não sujarem as ruas?

Outro reflexo da combinação incompetência das autoridades mais chuvas é a falta de luz. Não é responsabilidade da Ligh ou de qualquer reguladora impedir que as árvores caiam ou tenham galhos quebrados por conta de temporais - embora já não é de hoje que parte da fiação elétrica é subterrãnea. Mas, restabelecer o fornecimento no menor tempo possível é sim obrigação da concessionária e fiscalizar que isso seja feito é sim obrigação da agência reguladora.

Recentemente, vem faltando luz em vários pontos do Rio de Janeiro. Semana passada a Av. Presidente Vargas ficou sem luz durante o dia. O DETRAN ficou sem luz, gerando város prejuízos ao Departamento e a quem necessitou dos seus serviços naquela data.

A Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, inspecionou a Light em novembro passado. De lá pra cá, são quase semanais os problemas com fornecimento. Ontem mesmo nove bairros amanheceram sem luz.

No início do ano, a falta de luz foi provocada pelo aumento do consumo, hoje foi a chuva.

Não podemos evitar as chuvas, mas onde estão os planos de contingência para que lares e vias públicas não fiquem sem eletricidade? Toda vez que chover teremos que torcer para que nosso bairro não esteja na área que ficará sem luz? Toda vez que cair uma água teremos que nos preparar para ficar ilhados? Cadê a ordem públcia para que a população carioca não tenha mais que conviver com alagamentos e falta de luz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário