terça-feira, 16 de março de 2010

Homenagem aos mortos



O PIG achou ruim Lula não visitar o túmulo de Théodor Herzl. Como bem observou Eduardo Guimarães, ‘Gafe’ seria Lula homenagear Herzl.

Quando vejo o comportamento do PIG e forço a memória ainda me surpreendo. Eles marcaram toca ou cobraram do Lula uma coroa de rosas no túmulo de James Monroe na última visita aos EUA? Temos que avisar os editores, seus colonistas* não estão cumprindo bem o dever de casa.

O movimento político que o senhor Herzl iniciou tem como política de Estado armas contra crianças de um povo miserável. José Arbex Jr, no livro Terror e esperança na Palestina, conta detalhes sobre sua viagem à Palestina quando Arafat ficou isolado em seu QG de Ramallah, em 2002. Uma passagem que me marcou muito é onde ele diz que os soldados só olhavam para os não israelenses através da luneta de mira.

O sionismo surgiu antes do Estado de Israel, antes dos horrores do nazismo e todo o sofrimento que o povo judeu viveu naqueles anos. É anterior ao Holocausto, cujo monumento nosso presidente Lula visitou. Contou com o apoio velado da Grã-Bretanha ao promover a ocupação de Palestina ainda no século 19.

O sofrimento vivido pelo povo judeu não justifica ou legitima a reprodução das mesmas práticas dos nazistas pelo Estado de Israel, materialização maior do sionismo. Ninguém que preze pela paz deveria render homenagem ao senhor Théodor Herzl.

O não agir, às vezes é uma ação. Ao não render homenagem a Théodor Herzl, Lula colocou uma rosa em cada mausoléu, lápide, gaveta ou cova rasa dos que lutaram pela paz no Oriente Médio, palestinos ou judeus não sionistas. Foi um gesto muito maior.

*adotarei o verbete criado por Paulo Henrique Amorim para designar os colunistas do PIG que reproduzem o mentalidade colinizada, que defendem o interesse da 'metrópole' ante o nosso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário