segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tijolaço trouxe matéria sobre acordo com o Irã

O Tijolaço, do Brizola Neto, é uma das frentes mais combativas que temos na blogosfera.


Não dá pra contar com a imprensa nacional na maioria dos assuntos. Entre eles, a questão do Irã.


Felizmente, a blogosfera dá de dez no PIG.

************************************


Reuters dá detalhes de acordo com Irã
domingo, 16 maio, 2010 às 21:14

Estou indo buscar nas agências estrangeiras mais detalhes sobre o acordo Irã-Brasil-Turquia, porque a nossa imprensa…O matarial mais detalhado que achei é o da Reuters, que transcrevo a seguir:

“TEERÃ (Reuters) – A Turquia disse neste domingo que o Irã aceitou um acordo de troca de combustível nuclear que poderá ajudar a encerrar o impasse de Teerã com o Ocidente acerca do programa atômico iraniano.

Detalhes sobre o acordo não foram divulgados imediatamente por autoridades brasileiras e turcas que estão mediando a disputa iraniana com as potências mundiais, que suspeitam que Teerã de estar desenvolvendo secretamente uma bomba nuclear.

O ministro do Exterior da Turquia disse que um anúncio oficial pode ser feito na segunda-feira, após revisões finais pelos presidentes do Brasil e Irã e pelo primeiro-ministro turco.

“Sim, isso foi alcançado após quase 18 horas de negociações”, disse o ministro do Exterior da Turquia, Ahmet Davutoglu, a jornalistas em Teerã quando questionado se haveria um acordo.

Mais cedo, o primeiro-ministro da Turquia, Tayyip Erdogan, voou para Teerã para juntar-se ao presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, que estava negociando com autoridades iranianas, em um movimento que autoridades ocidentais e russas classificaram como provavelmente a última chance de evitar novas sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Irã.

Um acordo apresentado pela ONU em outubro oferecia ao Irã que enviasse 1.200 kg de urânio de baixo enriquecimento –o suficiente para a fabricação de uma bomba se enriquecido no patamar necessário– para a França e para a Rússia, onde seria convertido em combustível para um reator de pesquisas em Teerã.

O Irã afirmou na época que só trocaria o seu material por urânio em níveis maiores de enriquecimento e somente no seu próprio território, condições que as outras partes envolvidas no acordo consideraram inaceitáveis. O Irã nega que está buscando construir uma bomba atômica.

“Estou indo ao Irã porque uma cláusula será acrescentada ao acordo que diz que a troca será feita na Turquia”, disse o premiê mais cedo.”

Lula, Dilma, por favor, precisamos de um Samuel Wainer, urgentíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário