terça-feira, 4 de maio de 2010

Na Time: Lula é o cara!

Eu não sou fã da Time, nem do The Economist, do Wall Street Journal ou coisa que valha. O que eles publicam fica dentro do espectro liberal, no máximo keynesiano.

Também não sou fã dos Democratas estadunidenses ou dos Trabalhistas britânicos. Os primeiros apoiaram o golpe em Honduras e os últimos apioaram a invasão do Iraque.

Eu não são fã.

Mas a classe média brasileira é. O centro e a centro-direita aqui são. Os jornais, telejornais, blogueiros, colonistas, a zaga e todo o ataque do PIG adoram a Time, o The Economist, o Wall Street Journal, os Democratas estadunidenses e os Trabalhistas britânicos. Fazem de tudo pra paracer com eles.

E a maior liderança democrata diz que Lula é o cara. O PIG e a direita nacional ficaram sem ação.

E devem estar fazem fila pra pular da ponte estaiada com a última revista Time.

O analfabeto, iletrado, vagabundo, nordestino, despreparado e todos os adjetivos que o preconceito de classe permita foi indicado como 'o líder mais influente' da atualidade.

O navegante e meu amigo Leonardo me sugeriu que publicasse o texto da Time.

Não sou fã da Time, mas admiro Lula e Michael Moore.

Luiz Inácio Lula da Silva
por Michael Moore, para Time

Quando Lula foi eleito pela primeira vez em 2002, os barões da corrupção do país desesperadamente checaram os medidores de combustível de seus aviões particulares. Eles haviam transformado o Brasil em um dos países mais desiguais do planeta, e parecia ser a hora do troco. Lula, 64 anos, era um genuíno filho da classe trabalhadora sul-americana - na verdade, membro fundador do Partido dos Trabalhadores - que chegou a ser preso por liderar uma greve.

Lula finalmente ganhou a presidência, depois de 3 tentativas frustadas, ele era uma figura familiar no cenário brasileiro. Mas o que o levou à política? Foi seu conhecimento pessoal de quanto os brasileiros deveriam trabalhar duro apenas para sobreviver? Sendo forçado a deixar a escola depois da quinta série para sustentar a família? Trabalhando como engraxate? Perdendo parte de um dedo em um acidente na fábrica?

Não, foi quando ele tinha 25 anos e assistiu sua então esposa Maria morrer durante o oitavo mês de gestação, junto com o filho do casal, porque não podiam pagar por um atendimento médico decente.

Aqui fica uma lição para os bilinários do mundo: deixem as pessoas terem uma boa assistência médica, e elas causarão muito menos problemas para vocês.

E aqui uma lição para todos nós: a grande ironia da presidência de Lula - ele foi reeleito em 2006 e deixará o cargo este ano - é que assim como ele tenta impulsionar o Brasil para o primeiro mundo com programas sociais do governo como Fome Zero, criado para acabar com a fome, e com planos para melhorar a educação acessível à classe trabalhadora brasileira, os Estados Unidos se parecem mais com o terceiro mundo a cada dia.

O que Lula quer para o Brasil é o que chamamos de sonho americano. Nós aqui nos Estados Unidos, pelo contrário, onde os 1% mais ricos detém mais riquezas do que os 95% mais pobres da população juntos, estamos vivendo em uma sociedade que está rapidamente ficando mais parecida com o Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário