quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Grande Evento no Casa Grande


O evento de em que artistas e intelectuais declararam seu apoio à Dilma no Teatro Casa Grande foi marcante. Por vário aspectos.

Chovia, assim como no primeiro comício de 2010, que também foi aqui no Rio, em outro palco, em outra trincheira da democracia, a Cinelândia. Essa era a sensação da militância: (re)começava a campanha.

Emir Sader abriu o evento lamentando que não foi no Canecão, palco de envento correlato nas eleições anteriores. Mas ser no Teatro Casa Grande, teve um gostinho a mais. O deleite era o fato de que a militância carioca se encontrou com a nata da cultura nacional no habitat da extrema-direita carioca. Há poucas quadras dali, na eleição passada, uma das nossas teve seu dedo arrancado por um brucutu que saliva ódio de classe.

Intelectuais, artistas e políticos lotaram o palco.

Busquei os vídeos com os depoimentos dos artistas e intelectuais que compareceram. Alguns depoimentos foram filmados no Casa Grande. Estranhei não encontrar na rede alguns depoimentos que lá foram transmitidos ao vivo, como os de Fernando Aniteli (de O Teatro Mágico), Gogh (que inclusive compôs o rap da campanha) entre outros.

Deixo minha crítica às coberturas feitas PT, CUT e Carta Maior. O evento da candidatura de uma mulher à presidência teve dois mestres de cerimônia, uma homem e uma mulher.

O nome do ator Osmar Prado consta em quase todos os textos sobre o evento.

Já o nome da atriz que dividiu os trabalhos com ele, foi difícil conseguir. Mesmo ela tendo lido o poema Filhos da paixão que introduziu o discurso de Dilma.

Na Carta Maior, por exemplo, me impressionou a negligência: "foi lido o poema "Os filhos da paixão", de Pedro Tierra, sob silêncio absoluto."

Felizmente, quem tem amigo não morre pagão. Meu amigo Flávio Helder tinha um contato na produção do evento, Morgana Eneile. Obrigado aos dois.

O nome da atriz é Tuca Moraes.

Além de Tuca Moraes e Osmar prado, participaram do evento, entre outros Chico César, Yamandu Costa, Cristina Pereira, Antonio Pitanga, Nana Vasconcelos, Alcione, Paulo Betti, Antonio Grassi, Zé Celso Martinez, Renato Borgueti, Fernando Aniteli, Emir Sader Gogh, Zezé Mota, Alceu Valença, Beth Carvalho (na cadeira de rodas! que lindo), Geraldo Azevedo, Niemeyer, Marilena Chauí, Lia de Itamaracá, Margareh Menezes, Fernando Morais, Rosimary, Sérgio Mamberti, Wagner Tiso, Leci Brandão, Deborah Colker, Arthur Poerner, Jonas Block, Rui Guerra, João Pedro Stédile, Eric Nepumuceno , Jaques Wagner, Benvindo Siqueira, Ziraldo, Hugo Carvana, e, claro, Chico Buarque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário