quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Chauí: estamos lutando pela dignidade e pela cidadania do povo brasileiro

Deixa a Dilma me levar
Dilma leva eu.
Sou feliz e agradeço
Por tudo que você fez.

Beth Carvalho pediu licença a Serginho Meriti e Eris do Cais, autores do clássico samba, e conduziu a plateia com maestria.

Esse foi um dos momentos que ficarão pra sempre na minha memória e que gostaria de partilhar com vocês. Assim como quando todo o teatro cantou com Lia de Itamaracá a clássica ciranda que tem seu nome.

Coube a Paulo Betti fazer a síntese - como ele mesmo disse - do período eleitoral: "você pode ter direito, você cobra, mas você não faz aquilo que você prega", referindo-se a demissão de Maria Rita Kelh do Estadão. Mas Gogh, antes de passar o chapéu pra Dilma, também sintetizou o movimento da direita nesse momento eleitoral: "eles confundem a fé na maldade que eles colocam, na tão falada, famigerada, Família, Tradição e Propriedade".

Leonardo Boff disse que pediu a deus, em sua oração matinal, um sinal e foi atendido. Se Oscar Niemeyer, com seus 102 anos, viesse, seria um sinal de que a vitória virá. E lá estava ele. Boff passou a palavra a Chico Buarque, a quem chamou de anjo Gabriel. Chico falou como um chanceler: "O Brasil que queremos não fala fino com Washington e nem grosso com Bolívia e Paraguai. Por isso, é ouvido e respeitado no mundo todo".

Luiz Alberto Goméz de Souza leu trechos do manifestos Se nos calarmos, até as pedras gritarão assinado por evangélicos e católicos, entre eles D. Thomas Balduíno e D. Pedro Casadáliga.

Marilena Chauí, com suas clareza, exatidão e perspicácia características, disse que estávamos ali para continuar incluindo todo o povo brasileiro no mundo da cidadania. "Todos os programas sociais não são quaisquer programas, eles são programas de afirmação da dignidade, da cidadania e da presença de todo o povo brasileiro no campo da cultura, no campo da educação, no campo da economia, no campo da vida digna e feliz. É isso que nós queremos que continue, é por isso que estamos lutando".

Seu discurso passou pelo conceito de Democracia, pré-sal, programas sociais, pela obscenidade do panfleto da oposição. Discurso tão rico que achei melhor trazer na íntegra.

(O discurso de Dilma virá na próxima postagem)


Nenhum comentário:

Postar um comentário