quinta-feira, 24 de junho de 2010

Um blog sindical


O sindicato dos trabalhadores da Mitsubishi da Venzuela, Singetram, lançaram o blog Conciencia Obrera.


Mais uma vez, os venezuelanos apontam, tal qual uma bússola, os novos rumos da luta trabalhadora.


Vale lembrar que foram os venezuelanos que elegeram o primeiro governo de esquerda na América Latina pós-neoliberalismo. Chávez foi eleito presidente no apagar das luzes do século 20, quando todo o continente rezava o Consenso de Washington.


Com a força que internet tem hoje; com a importância dos blog, dos sites e das agência virtuais de notícias no processo político atual, um blog sindical é um enorme instrumento.


Na empresa federal em que trabalho, é enorme a distância entre as instituições sindicais, regionais e nacional, e os trabalhadores. Durante a campanha salarial, somos massacrados com informações da empresa, com sua visão patronal dos fatos, somos apresentados à uma direção corporativa cheia de boas intenções de um lado e do outro uma direção sindical rabugenta, atrasada e intransigente.


Nada nos chega pela Federação, temos que correr atrás das informações por telefone, nos informes afixados, no boca-a-boca.


A Empresa vai a passos largos e sem oposição a passar sua visão dos fatos o tempo todo. Se nós trabalhadores, adesistas ou não, temos dificuldade de saber o que ocorre, que dirá o trabalhador alheio ao processo que é informado apenas pelo Jornal Nacional, pela BandNews ou pela CBN?


O Singetram deixa-nos uma grande lição de mobilização e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário